A bela e a fera

arte de Mateus Rios, para adaptação realizada por Susana Ventura
quinta-feira, 29 de outubro de 2015
A kantuta tricolor e outras histórias da Bolívia
Os brasileiros se acostumaram a se pensar como um povo à parte na América Latina. Um pensamento limitador que não permite um conhecimento e reconhecimento mais profundos de nossos países em contraponto e harmonia, que possibilitariam propostas de encontros identitários.
Nosso desconhecimento em relação aos países vizinhos nos rouba ainda a oportunidade de conhecermos histórias fantásticas, como as que compõem A kantuta tricolor e outras histórias da Bolívia. País tão próximo do Brasil, mas ao mesmo tempo tão distante, a Bolívia se revela neste livro em doze diferentes faces, para serem vistas e interpretadas. São fábulas brilhantes, contos de pura magia, histórias de amor, mostrando um modo de ver o mundo e a vida que desafia e faz pensar.
Paisagens desconhecidas mas adivinhadas, como a das cordilheiras; o simbolismo de seus protagonistas animais, como o condor, senhor dos Ares, o coelho, a raposa; as doçuras e asperezas da vida no campo, plenas de desafios; as camadas de tempo: do passado pré-colombiano aos tempos de dominação colonial, encerrados pela desejada e sofrida independência, estão presentes neste livro.
A kantuta tricolor e outras histórias da Bolívia apresenta a riqueza de um imaginário que se revela especial, de origens tão antigas e ao mesmo tempo tão próximas, em detalhes que comprovam que somos muito mais próximos do que inicialmente pensamos.
Referência bibliográfica:
VENTURA, Susana. A kantuta tricolor e outras histórias da Bolívia. São Paulo: Volta e Meia, 2015.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário